Tudo sobre Jogos Americanos, Toalhas e tecidos de Mesa

Tudo que você precisa saber sobre Jogos americanos, toalhas e caminhos de mesa

A toalha, os jogos americanos e os trilhos ou caminhos de mesa, em geral, são as primeiras peças que devem ser alocadas no momento da montagem da mesa. No entanto, creio que muitas de vocês ainda tem algumas dúvidas na hora de escolher essas peças. Pensando nisso, resolvi descomplicar essa etapa da montagem com algumas dicas valiosas. Vamos lá?

Pra começar, vale lembrar que, segundo as regras de etiqueta, a toalha de mesa e os jogos americanos jamais poderão aparecer juntos na mesma composição, já que o ideal é sempre utilizar um OU outro. Para não esquecer dessa regrinha, basta pensar que a ideia do jogo americano é justamente substituir a toalha de mesa e criar uma opção mais prática, informal e moderna para utilizar no dia-a-dia. Quem acompanhou o meu último artigo percebeu que quem vacila nessa dica pode, simplesmente, estragar toda a produção!

Toalhas

Observe como o Jogo Americano e a Toalha não aparecem juntos

A toalha foi um dos primeiros acessórios decorativos para a mesa de que se difundiu. Ela, sem dúvidas, garante um aspecto uniforme e aconchegante à mesa, permitindo ainda que se aproveite melhor o espaço disponível para posicionar as outras peças necessárias para a montagem. Esse é o principal motivo para a toalha de mesa ser indispensável em ocasiões mais tradicionais e formais, nas quais o cardápio será mais variado e extenso, o que, normalmente, requer mais pratos, talheres, copos e taças à mesa, assim como o devido espaço para alocá-los.

Essa peça, assim como todas as outras, tem de estar de acordo com a proposta da decoração escolhida. Tratando-se de algo mais elegante, o ideal é optar por tecidos mais nobres e cores neutras. Para ocasiões informais e descoladas, a criatividade é única regra, sendo possível usar toalhas de algodão, assim como modelos mais coloridos, temáticos ou estampados, sempre, é claro, em padrão harmônico com o da louça.

Por fim, é importante lembrar que o tamanho da toalha deve ser proporcional ao comprimento do móvel. O uso de toalhas mais curtas ou mais longas é um erro muito comum e que leva a um resultado realmente desastroso.  Essa dica é importante: A toalha deve ter um caimento de 25 a 30 cm de tecido para cada lado, permitindo que os convidados se sintam bem à vontade e que o padrão estético do uso dessa peça seja respeitado.

A toalha deve ter um caimento de 25 a 30 cm de tecido para cada lado

Para quem possui mesas com medidas fora do padrão e tem dificuldade em encontrar toalhas de mesa adequadas, o jogo americano é uma ótima solução!

Jogos Americanos

confira nossos jogos americanos

Os jogos americanos surgiram como alternativa à toalha de mesa. São mais práticos, fáceis de limpar e de armazenar, além de permitirem que se prepare e se desmonte a mesa rapidamente, como impõe, muitas vezes, nosso ritmo de vida. No entanto, embora sejam ideais para o dia-a-dia, os jogos americanos permitem criar composições para todo tipo de situação.

O que é mais interessante acerca dos jogos americanos é que eles permitem mudar a cara da decoração sem mudar a louça e, muitas vezes, não escondem toda a superfície da mesa que, por sua vez, pode ser um detalhe muito charmoso. Entretanto, muitas pessoas sentem dificuldade de escolher o formato que deve ter o jogo americano para combinar com a mesa. A resposta é: o formato dessa peça pode e deve ser totalmente independente do formato da mesa. Portanto, escolha o que mais lhe agrada!

o formato do jogo é totalmente independente do formato da mesa

Montagem

No momento de montagem da mesa, é extremamente necessário garantir que os utensílios que cada convidado irá utilizar não ultrapassem muito o espaço que é naturalmente delimitado pelo jogo americano. Isso irá garantir muito conforto aos convidados e ainda ajudará a prevenir alguns acidentes durante a refeição.

os utensílios não ultrapassam muito o espaço delimitado

O jogo americano pode ser usado junto com o caminho de mesa em uma mesma montagem, mas nunca devem aparecer de uma forma em que um esteja por cima do outro.

O jogo americano nunca fica por cima do caminho de mesa

Em regra, o caminho de mesa é muito mais utilizado como uma espécie de apoio para travessas, mas, eventualmente, serve para delimitar o lugar de alguns convidados quando é usado no sentido oposto ao comprimento da mesa.

delimita os lugares quando usado no sentido oposto

Essa peça confere uma formalidade maior à sua composição, mas pode combinar muito bem em algumas ocasiões informais, o que vale mesmo é sempre manter a harmonia entre todas as peças utilizadas.

A única restrição do caminho de mesa é que eles se adaptam melhor em mesas quadradas e retangulares. Caso sua mesa seja redonda e mesmo assim queira usar o caminho de mesa, uma opção interessante é usar dois deles formando um “X”. Veja:

use dois caminhos de mesa em X em uma mesa redonda

Espero que, através dessas dicas, o pontapé inicial para a montagem de uma mesa posta tenha se tornado mais simples. Continue acompanhando as postagens do Blog Multlar e confira o Site para tornar suas produções ainda mais lindas!

Até a próxima,

Yasmim

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: