Os Segredos do chá e como Montar sua Mesa

Quem não ama um bom chá que atire a primeira pedra 😊

Ao menos alguma vez na vida você já tomou ou experimentou algum chá, seja como remédio ou mesmo para saborear essa bebida, rica em história e benefícios. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre essa bebidinha ora quentinha, ora geladinha?

A história do chá nos leva de volta aos tempos ancestrais lá na China. Diz a lenda que o Imperador chinês Shen Nung descansava embaixo de uma árvore silvestre que balançava com o vento primaveril, enquanto seus servos ferviam água. Quando viu, haviam caído algumas folhas sobre a água dando uma coloração acastanhada, ele bebeu a tal infusão e ficou com aquela sensação de bem-estar, e assim nasceu o CHÁ.

Essa lenda remete a uma tradicional bebida preparada pelos monges budistas que usavam folhas de uma planta conhecida por Caméllia Sinensis. Nesta época o chá era uma decocção, e em um dado momento, passa a ser uma infusão.

Mas qual a diferença?

Na decocção as partes da planta são fervidas junto com a água, a técnica é aplicada quando o preparo do chá vem das cascas, raízes ou pedaços do caule, e por serem mais duros precisam de um método mais rigoroso para extrair os compostos benéficos das plantas. Já na infusão, utiliza folhas secas moídas, acrescenta-se água fervente e a mistura fica em repouso por alguns minutos. Esses são os modos básicos para o preparo do chá.

Voltando à história, o Imperador chinês ficou conhecido como “Curandeiro Divino”, dedicando boa parte da sua vida à descoberta de plantas, ervas e flores que pudessem ter efeitos medicinais e empenhou-se em difundir a bebida e torná-la popular.

O chá virou forma de pagamento para os chineses e assim foram levadas as primeiras sementes ao Japão, que começou a cultivar e desenvolveu uma cerimônia especial para tomá-lo com o objetivo de ajudar o espírito a encontrar a paz.

Vamos adiantar um pouco a história?

E assim, muitos anos depois o chá entra na corte britânica pela mão de Catarina de Bragança, princesa portuguesa esposa do Rei Charles II da Inglaterra. Ela ensinou a corte inglesa a prepará-lo e promovia as “Teas Parties” (Festas do Chá), eventos onde as mulheres passaram a conhecer essa bebida tão especial e benéfica.

Após ganhar quase o mundo todo, o Chá é uma bebida que faz parte da cultura de diversos países, além da China e do Reino Unido. A Índia é o segundo país que mais produz Chá no mundo, sendo o “Chaai” (termo utilizado na Índia para designar a infusão) uma bebida muito consumida pelos indianos em ocasiões como café da manhã e jantar. Na versão indiana, o Chá ganha o acréscimo de leite e açúcar. Já na Inglaterra o chá é acompanhado por algumas iguarias deliciosas, como os muffins, scones, cakes e geléias. Deu água na boca né?!

E como foi a chegada do chá no Brasil?

No século XIX, as primeiras mudas de Caméllia Sinensis chegaram ao Brasil através da realeza e foram plantadas no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (RJ). Infelizmente a planta não se adaptou ao nosso clima e as plantações de chá foram substituídas pelo café.

Já no século XX, a plantação de chá ganhou força, com a chegada da variedade Caméllia Sinensis Assamica, que melhor se adaptou ao clima. Ficando o município Registro, no Vale da Ribeira em São Paulo, conhecido como a capital do chá.

Benefícios do chá:

O chá é um ótimo companheiro para um bom livro, para uma boa noite de sono ou como remédio natural para o organismo. Graças aos poderosos antioxidantes, o chá traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, tais como:

  • melhora os níveis de concentração
  • aumenta a energia
  • é estimulante do bem-estar geral
  • previne a diabetes
  • melhora o metabolismo
  • combate a retenção de líquidos
  • purifica o organismo

… e ainda podemos dar boas risadas recebendo pessoas queridas com uma bela mesa posta!

Já sabemos que o chá é um bebida muito antiga e que tem vários benefícios, e que tal pensarmos em como receber os amigos e familiares para um gostoso chá da tarde?

Hoje temos uma variedade enorme de xícaras, bules, açucareiros e cremeiras, bem como porta saches e outros adornos.

Lembre-se de coordenar cores e texturas das louças e roupas de mesa, bem como as comidinhas. Monte uma mesa cheia de amor e fofurices para aquele chá bem gostoso.

Como montar a sua mesa de Chá

Jogo de Chá Fancy

Clique aqui para ver nossos Aparelhos de Chá!

Utensílios da mesa

A qualidade e o design dos utensílios deles é o que faz a diferença em uma mesa de chá. Opte pelos conjuntos de metal ou porcelana, bem como separe os talheres e guardanapos necessários para o evento. No mercado é possível encontrar dezenas de modelos para combinar com o estilo decorativo já definido por você: decorados e pintados à mão, com filetes dourados na borda das peças, asa da xícara com design diferenciado e mais…

mesa de chá é muito versátil e permite tanto o uso de jogos americanos quanto toalhas de mesa, no entanto, é necessário que, independente da escolha, o tecido esteja combinando com o estilo escolhido para a mesa.

Clique para conferir nossos Jogos Americanos ou para ver os Talheres.

 Acessórios decorativos

Importante lembrar que na mesa de chá da tarde não estarão apenas os utensílios necessários para a ocasião, pois os objetos decorativos são sempre os que trazem aquele toque de luxo, de requinte. Neste momento, abuse da criatividade (aliada ao bom senso, claro), para compor os elementos de uma forma equilibrada, não permitindo que eles atrapalhem a visibilidade ou compitam com as peças que serão usadas por seus convidados. Sempre priorizando a harmonia!

Veja aqui a seleção dos nossos melhores Enfeites!

Escolha do menu

A escolha do menu vai depender da quantidade de pessoas convidadas, afinal, ninguém quer que haja excesso ou falta de alimentos durante a ocasião, certo? Quanto aos pratos, não há segredo: traga para a mesa de chá o que há de melhor para realizar um lanche da tarde. Pães, bolos, frios, sanduíches pequenos e outros quitutes que podem ser petiscados facilmente durante o encontro. Já as bebidas, além dos chás, claro, traga café, leite e sucos, a fim de agradar os mais diferentes paladares.

O local do chá

Como o chá da tarde se trata de uma reunião mais particular entre amigos, a mesa pode ser montada dentro de casa, privilegiando a luz natural do dia. Caso a ocasião seja uma pequena comemoração com mais convidados, analise se o espaço interno é suficientemente grande para receber todos de forma confortável. Estude também a possibilidade de montar a mesa de chá em uma área externa protegida do sol para conservar os alimentos e deixar os convidados mais à vontade. Se inspire para montar a mesa de chá da tarde, para fofocar com amigos ou simplesmente desfrutar de um bom momento! Deixaremos abaixo alguns dos chás que mais gostamos.

Receitas que amamos

Chá para o Estômago – Hortelã-pimenta

Resultado de imagem para chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta é ideal para tomar em caso de estômago irritado. Existe uma razão para que esta infusão seja frequentemente consumida após uma refeição, uma vez que, graças às suas propriedades antiespasmódicas, combate o inchaço, a azia e a flatulência.
Pessoas com síndrome do intestino irritável são muitas vezes medicadas com o chá de hortelã para aliviar cólicas e espasmos. O mentol presente no chá também ajuda a relaxar os músculos de forma a reduzir o stress e a ansiedade, o que contribui para acalmar o sistema digestivo.

Ingredientes
  • Folhas de hortelã
  • Água
  • Açúcar ou outro adoçante
Modo de preparo
  1. Selecione algumas folhas de hortelã. Coloque-as em uma grande pilha, em uma bandeja que será colocada sob a luz solar;
  2. Corte através das folhas várias vezes;
  3. Espalhe os pedaços em uma bandeja e deixe por 24 horas;
  4. Verifique as folhas. Elas devem estar secas e crocantes. Se as folhas não estiverem prontas, deixe-as descansar por mais 24 horas;
  5. Ferva a água;
  6. Despeje a água fervente em cerca de duas colheres de sopa de folhas secas;
  7. Cubra e deixe em infusão por dez a vinte minutos, adicionando cerca de cinco folhas frescas de hortelã;
  8. Despeje o chá de folhas em uma peneira para dentro de uma caneca. O chá deve estar livre de folhas na xícara/caneca/bule;
  9. Adicione adoçante apropriado e aproveite!

Chá para o Coração – Oolong

Resultado de imagem para chá de OOLONG

Manter-se jovem e saudável é muito mais fácil quando bebe chá oolong uma vez que este contém grande quantidade de antioxidantes. Os seus polifenóis ajudam na remoção de radicais livres, reduzindo os danos que estes podem causar no nosso corpo. Acredita-se que reduz significativamente o risco de desenvolver cancro dos ovários.

Ingredientes
  • Chá Oolong de ótima qualidade de uma empresa em que confia.
  • Água fervente.
  • Bule com filtro embutido.
  • Xícara de cerâmica.
Modo de Preparo
  1. Ferva a água, enxágue e aqueça o conjunto de chá;
  2. Adicione as folhas de chá ao bule. Elas devem tomar cerca de 5% do espaço no bule;
  3. Despeje a água fervida (100ºC) no bule;
  4. Use a tampa para tirar as bolhas flutuantes brancas;
  5. Feche o bule e deixe o chá infundir por uns dois minutos. Despeje o líquido nas xícaras. Balance levemente o bule para que o aroma e sabor do chá seja distribuído uniformemente em cada xícara;
  6. As últimas gotas são as mais ricas em sabor. Elas devem ser cuidadosa e uniformemente distribuídas entre todas as xícaras. Os métodos de distribuição desse chá são uma lição de igualdade;
  7. Sinta o aroma da bebida e observe a sua cor;
  8. Delicie-se com ele enquanto ainda estiver quente. Sinta o aroma primeiro e depois saboreie. Cheire, pause, tome um gole, pause, cheire, pause, tome um gole… o prazer é interminável.

Chá para dormir melhor – Camomila

Resultado de imagem para chá de camomila

Beber um chá de camomila cerca de 30 minutos antes de se deitar pode ajudá-lo a adormecer mais facilmente. Acredita-se que um flavonoide chamado apigenina se liga aos receptores do cérebro responsáveis por ajudá-lo a dormir, criando um efeito sedativo. Esta bebida também ajuda no aumento da glicina no corpo, um relaxante muscular e nervoso que ajuda a libertar o stress depois de um dia agitado.

Ingredientes:
  • 2 a 3 colheres de chá de flores secas de camomila por xícara;
  • 1 jarra com água quente.
Modo de Preparo
  • Colocar as flores de camomila dentro de uma xícara;
  • Despejar a água quente no recipiente e deixar em infusão durante três minutos;
  • Coar o chá, transportando-o para outra xícara. Dica: utilizar um coador próprio para chá, já que assim você não desperdiçará as flores de camomila;
  • Servir-se e beber. Dica: para melhorar o sabor, você pode acrescentar um pouco de mel ou sumo de limão, só não esqueça que isso acrescentará calorias ao chá.

Chá para Perder Peso – Verde

Imagem relacionada
Se analisar os nutrientes de qualquer suplemento dietético vai encontrar a presença do chá verde. Isto porque este maravilhoso chá tem dado provas que aumenta a queima de gordura e acelera o metabolismo. Graças à sua cafeína combate a quebra, normalmente sentida depois de almoço, enquanto fornece antioxidantes e estimula a perda de peso.
Ingredientes:
  • 1 colher de sobremesa de folhas de chá verde;
  • 1 xícara de água quente
Modo de Preparo
  • Esquente a água até atingir 80-85 oC (Importante não passar dessa temperatura, podendo reduzir o efeito do chá e até amargá-lo);
  • Despeje a água quente sobre as folhas de chá verde e tampe;
  • Deixe abafar por 3 minutos;
  • Coe o chá e tome sem adoçar.

Espero que tenham gostado do conteúdo! Para ter acesso a mais artigos como esse, não esqueça de seguir o Blog! Para ver as dicas aplicadas na prática, siga nosso Instagram @multlar_requinte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: